Pular para o conteúdo principal

INDANÇA: dança-meditação, terapêutica

Oi gente!!!!


Boa tarde!!!!


Algumas pessoas, principalmente quando vêem nossa camiseta, ficam curiosas a respeito do INDANÇA.


Alguns médicos já ficaram sabendo do trabalho, por intermédio de suas pacientes e estão indicando o trabalho. Outros ainda não conhecem e querem saber.


Alguns familiares também morrem de curiosidade de saber o que suas esposas, filhas... fazem aqui.


Vou tentar esclarecer algumas dúvidas. Vamos lá???


O que é INDANÇA?????








INDANÇA dança-meditação, terapêutica - é uma prática corporal que mescla exercícios físicos, meditação, danças e verbalizações (bate papo).

É uma interação céu-terra, pelo corpo em movimento.

Seus objetivos são:
  • aprimorar a autoconsciência;
  • qualificar os movimentos;
  • potencializar os recursos individuais;
  • promover cura e;
  • estimular longevidade com autonomia e qualidade de vida.


A partir desse propósito fazemos atividades para estimular o corpo; acolher seus sinais e sintomas; utilizar mais adequadamente suas habilidades; despertar as possibilidades individuais; localizar a força interna de cada um e; ampliar a consciência da totalidade do cosmos e da unicidade que se é.

Em outras palavras: falamos um pouco de como estamos, rezamos, meditamos, fazemos exercícios vigorosos, dançamos e conversamos sobre a emoção no corpo e sua interação com o todo. Nesse contexto desenvolvemos algumas técnicas específicas. Tudo isso junto forma a prática do INDANÇA que é meditativa e bastante terapêutica. 

Isso acontece em encontros de duas horas cada. 

Quando há necessidade de abordar algum conteúdo mais particularmente, fazemos também encontros individuais. E quando é detectada alguma necessidade há o encaminhamento para outros profissionais.

De vez em quando, com o propósito de enfatizar ou aprimorar o conteúdo que estamos trabalhando, realizamos algumas atividades-extras, tais como: caminhadas terapêuticas; exposições de trabalhos individuais; aulas abertas em praças e outras áreas públicas; mostra fotográfica; palestras; apresentações em entidades sociais; dentre outras tantas. 

Dois grandes pilares desse trabalho são a ênfase nos pés e a expressão individual livre. 

Além disso, damos um enfoque muito grande para exercícios, movimentações ou ações bastante simples que estimulam o corpo e que podem ser realizadas pelos indivíduos, no seu dia-a-dia. 

Quem pode participar????

Todo mundo que tenha interesse em se conhecer e ampliar suas habilidades ou que queira, simplesmente, resgatar o prazer de estar consigo mesmo.

O limite para a intensidade dos exercícios é dada de acordo com a possibilidade individual, dentro do melhor que cada um puder realizar a cada instante, sem se agredir.

Esse trabalho foi concebido a partir da influêléncia de diferentes técnicas de dança e práticas corporais; dos conhecimentos e conceitos da Educação Física e da Psicologia e; dos princípios e fundamentos da Leitura Corporal - áreas que delineiam a minha formação profissional.

Os resultado mais evidenciados são: 
  • aumento da consciência sobre si mesmo, 
  • da melhoria na qualidade de execução dos movimentos e
  • da ampliação da percepção sobre os recursos pessoais.

Esse trabalho tem apresentado excelente retorno em quadros específicos como: depressão, ansiedade, desatenção, dispersão, baixa-estima, estresse, agitação de pensamento.


A longo prazo, este trabalho se propõe também a ampliar a validação dos alimentos e da água como fonte e substrato de saúde e a auxiliar no processo de diminuição do uso de medicamentos. 


Em outras palavras, outro objetivo é auxiliar na percepção de que a farmácia de uma casa está na cozinha e não trancada num armário de banheiro.


Estímulo corporal, expressão pessoal genuína e alimentação adequada fazem maravilhas pela  indivíduo. 


Será que alguém duvida disso????


Abraço carinhoso,


Maria Tereza


contato: indanca@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...