Pular para o conteúdo principal

Labirintite : na inflexibilidade do caminho

Oi gente.

A prosa é labirintite.

Em princípio de conversa vale lembrar que o corpo quando faz sintoma está tentando ajudar o indivíduo a localizar algo, a perceber alguma coisa que ele está deixando passar batido. Porém é muito importante que ele se atende para isso.

Ou seja o corpo está continuamente auxiliando o indivíduo  a retomar o caminho que é mais adequado à sua alma, ao seu movimento interno mais genuíno.

O corpo não é o bandido.
"Muito antes pelo contrário".
Ele é o mocinho dessa história.

Bem...
voltando à labirintite...

aos olhos da Leitura Corporal essa  manifestação corporal - independente da sua classificação - é possibilidade para tentar tirar o indivíduo de uma condição ou posição inflexível.

De alguma forma o indivíduo estabeleceu um único caminho ou uma unica possibilidade. Há uma rigidez inadequada seja num pensamento, idéia, conduta, intenção, escolha, ou conceituação. 

Inadequada porque de alguma forma  essa rigidez está causando sofrimento ao indivíduo. Está fazendo-lhe mal.

Vou dar um exemplo: 

Hoje eu decidi fazer abobrinha d'água (ou de pescoço) no almoço.

Fui ao sacolão comprar e não encontrei.

Aí eu decido ir a outro lugar comprar.

Também não encontrei.

Fui ao supermercado e também nada.

Rodei por vários locais e nada. Andei mais um pouco, cruzei boa parte da cidade, cansei, desgastei-me e nada.

Esse é um exemplo de rigidez.

Pensei em fazer abobrinha. 
Ótimo!!!
Que delícia!!!!
Só que não encontrei.
Então qual seria o mais fácil e viável:
Negociar com o desejo:

_ Eu realmente estou com um vontade imensa de comer abobrinha, só que não encontrei, então fica para outro dia. Hoje vou fazer , então, beringela.

Andar a cidade inteira atrás da abobrinha cansa, desgasta.

Se por algum motivo a gente não está enxergando que existem outras possibilidades 
(por exemplo que existe beringela, couve-flor, brócolos ), o corpo nos auxilia fazendo a labirintite.

Ou seja:
se estou inflexível, numa intensidade inadequada, se estou fixado em algo, sem enxergar outras possibilidades, o corpo faz um quadro de labirintite. 

Existem maiores especificações dependendo da classificação da labirintite, mas em síntese, pode-se dizer que o propósito maior da labirintite é tirar o indivíduo da inflexibilidade; é tirá-lo do caminho único que o está machucando

Nossos tornozelos são áreas importantes para tratar labirintite. Amaciar e flexibilizar pés e tornozelos é um ação muito legal nesse caso. 

Escaldas-pés com essa intenção também.

Outra ação é flexibilizar as orelhas, torná-las mais macias e com maior mobilidade. 

Outro exercício é a flexibilização pélvica (um pouquinho a mais de literal jogo de cintura). 
Firmar os dois pés no chão, com as solas bem posicionadas e movimentar a pelve é uma boa coisa pois além de flexibiliza a pelve libera também os tornozelos.   

E...

como não podia deixar de ser...

água.

Não existe elemento melhor para trabalhar flexibilidade e maleabilidade.

Não é necessário grandes quantidades. O ideal é bebê-la aos goles, mastigando-a para estimular a boca e auxiliar a absorção. 

No mais...

Boa flexibilização!!!

Até outra hora.

Maria Tereza

Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...