Pular para o conteúdo principal

Prazeres da vida

Desde ontem tenho vivido intensos momentos dos mais simples e variados  prazeres da vida.


Tenho feito algumas pesquisas profissionais por aqui. 
E hoje caminhando por essas ruas de múltiplas fragrâncias (rosas, ciprestes, alecrim...), encontrei dois SPAs bem interessantes. 
Num deles eu entrei, conversei com a proprietária, as funcionárias e em pouco tempo eu estava aplicando uma massagem com a nossa técnica (da Leitura Corporal).
Uauuu!!!!!
Que delícia!!!!
Há quanto tempo não fazia isso.
Sentir o corpo do outro reagir ao meu estímulo é muito bom.
Enquanto o corpo dele reage ao toque, o meu dança num bailado suave. Os músculos abrindo-se ao passar dos dedos, as articulações ganhando espaço,  a fluência acontecendo... isso é vida jorrando.


Depois, perto da Igreja St. Demi acontecia uma feira de comidas típicas e artesanato.
Um cheiro delicioso exalava daquela grande grelha de legumes variados. Sem pensar muito, eu  entreguei-me ao deleite daquela iguaria, ao som de diferentes frases nos mais variados idiomas que mesclavam-se numa melodia peculiar e dinâmica.
À minha frente um francês de olhos azuis intensos, que também aproveitava suas férias sozinho desfazia-se degustando outro belo prato. Nossa prosa entrecortadas guardava respeito e curiosidade.


Hoje, passei boa parte do dia, escutando músicas francesas, italianas, brasileiras, caribenhas... escolhendo as que vou usar na aula que darei amanhã. Meu corpo pulsava e os movimentos emergiam ao som diferentes ritmos e idiomas.


Estou vivendo em êxtase nessa torre de babel.


Depois fui correr.
Já passava das 7h da noite e o sol ainda estava brilhando.  Num mistério de luz e sombra, rio e castela delineavam a paisagem.
Cada vez mais sinto meu corpo reagir à corrida. Um discreto e agradável desequilíbrio à frente faz com que ele se solte deixando o movimento fluir livre e disponível para a novidade do passo seguinte. Com esse movimento, ainda, tenho a sensação que as emoções também fluem intensamente e se transformam rapidamente. 


Na Leitura Corporal diz-se: "com o terço distal pisa-se no futuro - é a construção do amanhã om as bases preparadas com o hoje, usufruindo do aprendizado de ontem. Este espaço ativa e faz circular o desejo de vida e de continuidade... Ele aciona os processos de administração e de encaminhamento  de projetos de vida... e encoraja para a experimentação e validação das sensações vividas quando se põe a caminho em busca do querer" (Vilela e Santos. Leitura Corporal: a linguagem da emoção inscrita no corpo, pp 320). 
Posso afirmar que tenho feito muitas experimentações e observações a esse respeito - nas a nas caminhadas, nas práticas cotidianas - e tenho percebido muita coisa interessante.




Voltando ao meu dia...


atravessei a ponte e resolvi parar um pouco ao pé da "minha" pereira que, desde que cheguei, esta gestando seus frutos.
É legal como as pessoas por aqui respeitam o tempo do desabrochar, do florescer e do amadurecer dos frutos, mesmo em espaços públicos como nesse que eu escolhi.
O vento sobrava suave porém determinado.
O rio sempre fluente, cantava aos meus ouvidos.
Em pura contemplação eu me entreguei à meditação.


Ao voltar para casa, pela rua do castelo cheia de bares, aquele som diferente chamou minha atenção.
Sete adolescentes, por volta dos seus 16,17 anos  revezavam-se num quinteto de violoncelo.
Uauuuu.
Que som!!!!
Que música!!!
Que alegria ver gente tão nova produzindo coisa tão bela.
O som daquelas cordas misturavam-se ao ir e vir dos turistas e à imagem imponente do castelo, num espetáculo mágico e envolvente.


E nesses momentos de variados prazeres eu sentia...


minhas narinas abrindo-se ao frescor do novo ar; minha boca salivando numa unidade crescente; o céu da minha boca abrindo-se em êxtase e tocando a língua no total deleite do contato intenso; os velos enrijecendo-se, os polos exalando hormônios;  meu corpo reverberando prazer e sedução em cada célula ; enfim o gozo transbordando em mim, acendendo-me para a vida.


Bj. Linda noite!!!


Maria Tereza

Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...