Bom dia, gente!!!!
Já observaram como o idoso, de um modo geral, tende a andar com os pés bem planos.
Claro que há razões para isso.
Mas é importante estimular que ele ande articulando melhor os pés.
Em outras palavras...
Durante o caminhar o corpo todo se alinha e realinha dinamicamente, num continuo movimento de equilíbrio e reequilíbrio que levam ao deslocar, ao avançar no espaço ( e na vida).
A pelve, os membros superiores, o tronco, a cabeça, as pernas... enfim todo o corpo participam no caminhar.
O pé que fica para trás, a cada passo, exerce um papel extremamente importante no processo de avançar. É ele, especialmente o terço distal - onde estão os artelhos - que empurra o corpo para frente, na fase conhecida como de propulsão.
Esse movimento simples de alongamento da sola dos pés acontece de uma forma mais satisfatória, estimulando músculos, articulações, tendões, ossos, provocando melhor circulação de sangue nos pés, o que naturalmente leva à melhor oxigenação, melhor circulação de nutrientes, estimulação hormonal e de produção de novas células.
Já é sabido que a prática de atividade física promove isso. Mas sugiro que observem essa especificidade. Proponho que observem como esse simples movimento de alongamento da sola dos pés ao caminhar, especialmente do terço distal dos pés, promove um melhora notória no bem estar geral do indivíduo.
Façam e sintam!
Estimulem que nossos idosos façam e sintam!!!
Observem!!!
E depois, se puderem, digam-me o que observaram.
A saúde está no simples, apesar de às vezes o simples não ser fácil, mas certamente ela está em nós.
Abraço carinhoso.
Maria Tereza