Pular para o conteúdo principal

Equilíbrio-se sempre - texto transcrito

Boa noite, gente!!!!


Hoje, li o texto - que transcrevi abaixo na integra (http://br.mulher.yahoo.com/equilibre-170806228.html)  -  sobre equilíbrio. 


Gostei bastante. 


Eles apenas esqueceram de mencionar a INDANÇA dentre as atividades recomendadas. 


Vamos dar um desconto pra eles, né???


Abraço carinhoso.


Maria Tereza Naves Agrello




Equilibre-se sempre

Exercícios de equilíbrio são importantes em qualquer época da vida. Especialmente à medida que envelhecemos, porque um bom equilíbrio ajuda a evitar quedas.


Nessa época da vida, quando os ossos são mais frágeis, as quedas podem causar fraturas, especialmente do quadril. A boa notícia é que muitas formas de exercício desafiam e melhoram o senso de equilíbrio. Exemplos incluem o tai chi, a ioga, danças e até exercícios de fortalecimento.


Mas, quanto mais cedo começar, melhor preparado para a velhice você estará. Se você se exercita regularmente, é provável que não precise de outros exercícios de equilíbrio, mas mesmo assim experimente fazer alguns. Aqui estão sugestões:






1 - Faça desafios básicos todos os dias – Por exemplo, fique de pé e levante uma perna ou caminhe colocando os dedos de um pé a frente do calcanhar do outro pé. Se você estiver começando, segure-se em alguma coisa enquanto tenta fazer isso. Depois, o objetivo será conseguir fazer esses exercícios por mais tempo sem se segurar em nada ou com os olhos fechados.


2 - Dance - O equilíbrio exige leveza no andar e consciência do seu corpo e dos movimentos que ele faz. Que maneira melhor de aprender isso a não ser dançando? Inscreva-se em aulas de dança. Você obterá as vantagens físicas da dança e os benefícios emocionais e de estilo de vida da interação social.


3 - Saia da trilha - Caminhar em trilhas naturais desniveladas força você a pisar em cima ou ao lado de raízes, rochas e outros desafios. É a atividade perfeita para melhorar o equilíbrio.


4 - Faça mais exercícios movimentados - Esportes como futebol forçam os jogadores a andar para a frente, para trás e para os lados, e são ótimos para ajudar a desenvolver o equilíbrio e uma sensação de segurança em relação aos pés. Se você estiver relativamente em forma e quiser jogar e rir disso, tente jogar uma partida com seus filhos ou seu parceiro.


5 - Pratique tai chi - Um estudo com 256 pessoas fisicamente inativas entre 70 e 92 anos descobriu que fazer aulas dessa arte marcial chinesa por seis meses reduz o número de quedas pela metade se comparado a um grupo que fez exercícios de alongamento. Além disso, os do grupo de tai chi que caíram tiveram acidentes menos graves – apenas 7%resultaram em lesão, contra 18% do grupo de pessoas que se alongavam.


(Fonte: Guia de Saúde e Longevidade – Reader’s Digest)

Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...