Pular para o conteúdo principal

"Movimento é a causa de toda a vida".

Bom dia!!!!


Escutei outro dia uma pessoa dizendo que estava velha, por isso não conseguia fazer alguns movimentos.


Na realidade essa é uma fala muito frequente.


Mas...


Até que ponto essa fala não vem cheia de "pre-conceitos", ou conceitos antecipados que remontam uma sociedade pouco ligada ao movimento corporal.


Quando escuto uma fala assim, algumas perguntas cruzam a minha mente, mas aquela que não quer calar é: 
Quanto de movimento existe na vida dessa pessoa?


O que tenho observado é que com o passar da idade, o movimento também vai deixando de ser prioridade na vida das pessoas.
Muitas vezes, com a melhor das boas intenções, os mais jovens vão "facilitando" tudo para os mais velhos e aqueles movimentos que seriam importantes para a manutenção do corpo, da auto-estima e da vida acabam sendo reduzidos, reduzidos, reduzidos....


Cada vez mais tenho a convicção de que minha mãe é uma pessoa muito sábia. Aos 86 anos de idade, morando numa casa com escadas ela sempre diz: são essas escadas que me mantem viva.


Eu entendo bem o que ela diz e concordo. 
Apesar de agora ela ter mais dificuldade para subir e descer seu coração, seus músculos, sua circulação... sua disposição... agradecem muito todo a essa(s) escada(s).


Claro que moderação é uma variável muito importante a se considerar sempre, principalmente num trabalho com pessoas mais velhas ou com pouco mobilidade corporal. Porém não podemos esquecer - nunca - que movimento é vida. 


Quanto mais movimento nossos queridos idosos resgatam, melhor a qualidade de vida deles. 
Resgatar movimento é no mínimo resgatar acessibilidade e mobilidade para lidar com o cotidiano. 
O que quero dizer com isso???
Bem...
Estou falando de coisas muitos simples.
Quando nossos idosos ganham mais mobilidade corporal, eles conseguem realizar melhor coisas que para os mais jovens são banais mas para eles não tanto, como: sentar e levantar de uma cadeira; andar de uma canto ao outro, dentro de casa; pegar uma papel no chão; equilíbrio para simplesmente ficar de pé...e coisas desse tipo.
Simples, não????


Mas, com certeza também estou falando de algo mais.
Resgatar movimento é também resgatar contato prazeroso consigo; é retomar o sentimento de que se  é capaz; é reapropriar-se da condição de útil; é reassumir a autonomia de ser quem se é. 
Em última análise retomar movimento é caminhar a passos largar no prazer de vivo. 


Sabedoria também que tinha essa tal de Leonardo da Vinci  - com todo o respeito - que lá em 1490 já disse: " Le mouvemente est cause de toute vie" (o movimento e causa de toda a vida).


Bom movimento para todos.


Bom e agradável movimento junto com os nossos idosos.


Abraço,


Maria Tereza Naves Agrello

 indanca@gmail.com





Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...