Pular para o conteúdo principal

Diferenciando a INDANÇA, o CIRCUITO INDANÇA e a orientação individual.

Bom dia!!

Outro dia perguntaram-me sobre a diferenciação entre a INDANÇA, o CIRCUITO INDANÇA e a  orientação individual. Então, vamos lá clarear esses elementos:



INDANÇA 

É a prática corporal que mescla meditação, dança, auto massagem, exercício e prosa, baseada nos fundamentos da Leitura Corporal. 
Tem por objetivo promover um outro olhar sobre o corpo, através da experimentação dos movimentos da sua aplicação no cotidiano, sempre considerando a  interação da teia corporal – físico, emocional, mental, espiritual e sutis.

Eventualmente são realizados encontros temáticos, onde são desenvolvidos temas específicos, unido de uma forma mais específica a prática corporal e interação dessa teia do corpo. Dentre as possibilidades eventuais estão também as aulas com roda de dança onde une-se a prática da INDANÇA com um trabalho espontâneo de dança.


ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL

É um atendimento individual onde conversamos sobre o teia corporal e relacional do indivíduo, a partir das referências do corpo, Nesse trabalho é utilizado também a massagem de extremidades e movimentos corporais, que venham a auxiliar no processo pessoal de cada um. 


CIRCUITO INDANÇA

É um ciclo de oficinas, com duração específica.
Tenho realizado o CIRCUITO INDANÇA no Spa. Ele também esta disponível para ser desenvolvido em empresas e instituições. 

Basicamente, ele visa:


  • Promover um outro olhar sobre o templo onde a emoção torna-se palpável: o corpo;
  • Desenvolver a experimentação e qualificação de práticas que geram bem estar no cotidiano.
É composto pela palestra de apresentação e fundamentos, pelas práticas corporais da Indança e pelas oficinas de paladar, auto massagem e meditação. 

Especificação das atividades:
·         Palestra: apresentação e fundamentos => dinâmica de apresentação do grupo e da proposta, exposição dos conceitos básicos do trabalho, noções gerais de estimulação, percepção corporal, movimentos e posturas indispensáveis às práticas e aplicáveis no cotidiano para a conquista de centramento e melhoria na qualidade de vida no cotidiano, tendo como referência o enfoque anatomo funcional do corpo.

·         Prática da Indança => experimentação de técnicas e movimentos gerais variados, além de danças coreografadas, espontâneas e meditativas.

·         Oficina do paladar => oficina de estimulação de boca, com acionamento do prazer e com uma releitura do prazer e do ato de se alimentar, tendo como referência as informações corporais e sua dinâmica de inter-relação.

·         Oficina de auto massagem => experimentação de técnicas de auto massagem e noções de aplicabilidade das mesmas, baseadas na dinâmica anatomo funcional do corpo.

·         Oficina de meditação => experimentação de técnicas de meditação e noções gerais sobre o estado meditativo.



Outras informações no site: http://www.indanca.com/ .

Contato: indanca@gmail.com



Um abraço,

Maria Tereza Naves Agrello



Postagens mais visitadas deste blog

FID/BH

oi gente. Atenção à programação do FID/BH - Fórum Internacional de Dança - que está em completando 15 anos. Ele encerra amanã, então a hora de ir é agora. http://fid.com.br/2011/wp-content/uploads/2011/10/nova-programacao-3400px.jpg http://fid.com.br/2011/ Beijo

PORTA FECHADA

Bem... O que representa uma porta fechada? Eu diria que milhares de coisas. Cada um ao ver uma porta fechada pensa uma coisa diferente.   E a cada porta que encontramos fechada outras tantas significações podem surgir. Eu diria que o universo imaginário e o universo simbólico de uma porta fechada é infindável. Ok. “Viajações” à parte, vamos para o básico: Bater antes de entrar. Puxa!!! Como isso é simples! Porém, como isso é tão difícil! Esse é um aprendizado de repeito e de boa convivência bastante antigo. Tenho observado que essa norma, tão simples e básica de convívio, tem sido bastante violada. Por onde andam os contornos que delineiam as relações? Entrar no espaço do outro requer “consentimento” (por que não “com sentimento”?), caso contrário vira invasão. Isso também faz refletir sobre respeito. Entrar no espaço do outro requer respeito. Permitir que o outro entre no nosso espaço também requer respeito: Respeito por si, pelas

A INSÔNIA E A QUALIDADE DO SONO

A insônia é o sono inadequado ou de baixa qualidade, que não supre as demandas diárias do corpo e que não leva a uma real revitalização, ou ainda a falta total dele. Alguns sintomas chamam a atenção para um possível quadro de insônia, são eles: dificuldade para adormecer à noite; despertar durante a noite; despertar muito cedo; não se sentir descansado após uma noite de sono; cansaço ou sonolência diurna; irritabilidade; comportamento depressivo; ansiedade; dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante; aumento do risco de acidentes; dores de cabeça localizadas; problemas gastrointestinais; preocupações contínuas com o sono.  Dentre as complicações mais frequentes para os insones estão: menor desempenho no trabalho ou nos estudos; tempo de reação e reflexo mais lento, acompanhado de maior risco de acidentes; problemas psiquiátricos, como depressão ou transtorno de ansiedade; excesso de peso ou obesidade; irritabili