Pular para o conteúdo principal

MOVIMENTO: O CORPO FICA FELIZ


“Movimento é a causa de toda a vida”
Léonard de Vinci (1452-1519)



Da Vinci sabia das coisas. 
Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Ééééé... acho que o moço tinha uma certa bagagem. 
Creio que dá para confiar, né???

Deixando a brincadeira de lado, tenho uma profunda reverência e gratidão a esse “moço” , danado de poderoso, que sabia realmente das coisas e que influenciou significativamente o modo de pensar da humanidade e o modo de ver o corpo.
  


Nesse texto o que quero trazer é uma reflexão simples sobre o movimento corporal.

Movimento para mim é sinônimo de bem estar, de alegria de viver, de capacidade de transformação e revitalização de si mesmo, de auto sustentabilidade, enfim... de vida com qualidade.

Ao movimentar o corpo fazendo uma caminhada ou exercícios de alongamento, por exemplo, no mínimo, há um aumento de circulação do sangue. Ou seja o sangue circula mais, com mais intensidade, mais "alegria" e vitalidade, percorrendo cantos e recantos do corpo.

Manter o corpo em movimento constante é manter o funcionamento interno das estruturas lubrificadas naturalmente.

Além disso é proporcionar que o rio caudaloso e vitalizado que temos em nossas entranhas, chamado sangue, percorra cada canto do corpo, cada célula levando oxigênio, nutrição e limpando os resíduos metabólicos.

Resíduos???

É isso mesmo.

Cada reação que o nosso corpo faz para gerar movimento, sentir um sentimento ou uma emoção, para digerir os alimentos, para manter a temperatura interna no ponto ideal e mais outras tantas funções, o corpo produz reações químicas que geram resíduos, exatamente como numa fábrica.

Esses resíduos precisam ser limpos.

Quem carreia esses resíduos para fora das células é o sangue. Daí os intestinos, os rins, a pele, enfim as estruturas responsáveis pela eliminação fazem a sua parte eliminando o que não é mais necessário ao corpo.

Sintetizando: com aumento de movimento corporal há, no mínimo, aumento da circulação sanguínea. Se há aumento da circulação há aumento de oxigenação e da nutrição das células, mais aumento da faxina interna.

Uauuuu!!!!!!

Em outras palavras aumentando o movimento corporal todas as estruturas internas ficam mais vitalizadas e felizes e, o corpo sorri para nós.

O sangue circulando com mais dinamismo e vitalidade promove que os caminhos por onde passa tendam a ficar menos susceptíveis a obstruções e pode, ainda, contribuir na ampliação do sistema interno de irrigação sanguínea.

Mas.. existe o movimento ideal??

Pode até existir, mas o que eu defendo é:
“manter-se em movimento constante, fazendo o movimento possível a cada momento”.

Se hoje deu para caminhar uma hora, caminha uma hora. Mas se deu apenas 5 minutos, então caminha os 5 minutos possíveis.

Brincando com a a física eu digo que manter-se em movimento constante é mais fácil do que ter que vencer a inércia.

Na realidade, minha proposta é estimular o sair do movimento por obrigação e conquistar o movimento como opção de vida, fazendo do ato de movimentar-se um grande prazer: o prazer de estar em movimento.

 Como fazer isso????

Bem...
há várias dicas mas isso é papo para outra hora.

Um abraço,

Maria Tereza Naves Agrello
psicóloga, prof. ed. física e massoterapeuta
CRP-04: 13.506 e MEC-LP: 3047



Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...