Pular para o conteúdo principal

MOVIMENTO: O CORPO FICA FELIZ


“Movimento é a causa de toda a vida”
Léonard de Vinci (1452-1519)



Da Vinci sabia das coisas. 
Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Ééééé... acho que o moço tinha uma certa bagagem. 
Creio que dá para confiar, né???

Deixando a brincadeira de lado, tenho uma profunda reverência e gratidão a esse “moço” , danado de poderoso, que sabia realmente das coisas e que influenciou significativamente o modo de pensar da humanidade e o modo de ver o corpo.
  


Nesse texto o que quero trazer é uma reflexão simples sobre o movimento corporal.

Movimento para mim é sinônimo de bem estar, de alegria de viver, de capacidade de transformação e revitalização de si mesmo, de auto sustentabilidade, enfim... de vida com qualidade.

Ao movimentar o corpo fazendo uma caminhada ou exercícios de alongamento, por exemplo, no mínimo, há um aumento de circulação do sangue. Ou seja o sangue circula mais, com mais intensidade, mais "alegria" e vitalidade, percorrendo cantos e recantos do corpo.

Manter o corpo em movimento constante é manter o funcionamento interno das estruturas lubrificadas naturalmente.

Além disso é proporcionar que o rio caudaloso e vitalizado que temos em nossas entranhas, chamado sangue, percorra cada canto do corpo, cada célula levando oxigênio, nutrição e limpando os resíduos metabólicos.

Resíduos???

É isso mesmo.

Cada reação que o nosso corpo faz para gerar movimento, sentir um sentimento ou uma emoção, para digerir os alimentos, para manter a temperatura interna no ponto ideal e mais outras tantas funções, o corpo produz reações químicas que geram resíduos, exatamente como numa fábrica.

Esses resíduos precisam ser limpos.

Quem carreia esses resíduos para fora das células é o sangue. Daí os intestinos, os rins, a pele, enfim as estruturas responsáveis pela eliminação fazem a sua parte eliminando o que não é mais necessário ao corpo.

Sintetizando: com aumento de movimento corporal há, no mínimo, aumento da circulação sanguínea. Se há aumento da circulação há aumento de oxigenação e da nutrição das células, mais aumento da faxina interna.

Uauuuu!!!!!!

Em outras palavras aumentando o movimento corporal todas as estruturas internas ficam mais vitalizadas e felizes e, o corpo sorri para nós.

O sangue circulando com mais dinamismo e vitalidade promove que os caminhos por onde passa tendam a ficar menos susceptíveis a obstruções e pode, ainda, contribuir na ampliação do sistema interno de irrigação sanguínea.

Mas.. existe o movimento ideal??

Pode até existir, mas o que eu defendo é:
“manter-se em movimento constante, fazendo o movimento possível a cada momento”.

Se hoje deu para caminhar uma hora, caminha uma hora. Mas se deu apenas 5 minutos, então caminha os 5 minutos possíveis.

Brincando com a a física eu digo que manter-se em movimento constante é mais fácil do que ter que vencer a inércia.

Na realidade, minha proposta é estimular o sair do movimento por obrigação e conquistar o movimento como opção de vida, fazendo do ato de movimentar-se um grande prazer: o prazer de estar em movimento.

 Como fazer isso????

Bem...
há várias dicas mas isso é papo para outra hora.

Um abraço,

Maria Tereza Naves Agrello
psicóloga, prof. ed. física e massoterapeuta
CRP-04: 13.506 e MEC-LP: 3047



Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

MEDITAÇÃO GUIADA - orientação básica e áudio P3003G200321.

A proposta central da meditação guiada abaixo é aquietar a mente. A ideia é permitir-se um tempo para "não fazer nada" e se escutar. Ou melhor ainda, permitir-se um tempo para contemplar-se no aqui e no agora.  A consciência do corpo será utilizada como estratégia para manter o foco da atenção.  Não existe uma única posição para meditar; podendo-se também meditar parado ou em movimento. Neste áudio, propõe-se iniciar em pé e depois sentar, mas é uma orientação e não uma imposição.   Ao sentar, pode-se escolher o chão ou a cadeira, podendo-se também utilizar um pequeno banco ou um\almofada, como for mais confortável.  Preferencialmente, a coluna deve ficar ereta, mas sem esforço.  Seja qual for a posição,  ter a consciência das áreas de contato do corpo com a superfície de apoio, seja ela chão, cadeira, ou outra qualquer, amplia a consciência de si e favorece o aquietar da mente e a entrada no processo meditativo. Gosto de dizer que a meditar é como caminhar...

QUALIDADE DO SONO

Tenho observado que as queixas ligadas à dificuldade de dormir são cada vez mais frequentes. Paralelamente, tenho ficado alarmada com a banalidade com que remédios para dormir estão sendo utilizados. Há algum tempo, ouvi uma conversa entre adolescentes, em seus uniformes de colégio, o que me fez supor que tinham entre 15 e 17 anos, 18 no máximo. Eu fiquei aterrorizada. Um deles disse que não andava dormindo direito e que estava tomando um determinado remédio. O outro acrescentou de imediato: Você esta tomando esse? Eu estou tomando aquele outro assim assado. Por motivos óbvios não direi os nomes dos respectivos medicamentos, porém uma coisa posso dizer: ambos eram tarja preta. Eu não podia acreditar no que eu estava ouvindo. Olhei algumas vezes para confirmar a suposição de idades que eu estava fazendo.  E... realmente... eram meninos.  Eram mesmo alunos de escola, no máximo cursando o ensino médio, e já estavam com uma prosa tão... tão...  tão... Esto...