Pular para o conteúdo principal

MOVIMENTO: O CORPO FICA FELIZ


“Movimento é a causa de toda a vida”
Léonard de Vinci (1452-1519)



Da Vinci sabia das coisas. 
Cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Ééééé... acho que o moço tinha uma certa bagagem. 
Creio que dá para confiar, né???

Deixando a brincadeira de lado, tenho uma profunda reverência e gratidão a esse “moço” , danado de poderoso, que sabia realmente das coisas e que influenciou significativamente o modo de pensar da humanidade e o modo de ver o corpo.
  


Nesse texto o que quero trazer é uma reflexão simples sobre o movimento corporal.

Movimento para mim é sinônimo de bem estar, de alegria de viver, de capacidade de transformação e revitalização de si mesmo, de auto sustentabilidade, enfim... de vida com qualidade.

Ao movimentar o corpo fazendo uma caminhada ou exercícios de alongamento, por exemplo, no mínimo, há um aumento de circulação do sangue. Ou seja o sangue circula mais, com mais intensidade, mais "alegria" e vitalidade, percorrendo cantos e recantos do corpo.

Manter o corpo em movimento constante é manter o funcionamento interno das estruturas lubrificadas naturalmente.

Além disso é proporcionar que o rio caudaloso e vitalizado que temos em nossas entranhas, chamado sangue, percorra cada canto do corpo, cada célula levando oxigênio, nutrição e limpando os resíduos metabólicos.

Resíduos???

É isso mesmo.

Cada reação que o nosso corpo faz para gerar movimento, sentir um sentimento ou uma emoção, para digerir os alimentos, para manter a temperatura interna no ponto ideal e mais outras tantas funções, o corpo produz reações químicas que geram resíduos, exatamente como numa fábrica.

Esses resíduos precisam ser limpos.

Quem carreia esses resíduos para fora das células é o sangue. Daí os intestinos, os rins, a pele, enfim as estruturas responsáveis pela eliminação fazem a sua parte eliminando o que não é mais necessário ao corpo.

Sintetizando: com aumento de movimento corporal há, no mínimo, aumento da circulação sanguínea. Se há aumento da circulação há aumento de oxigenação e da nutrição das células, mais aumento da faxina interna.

Uauuuu!!!!!!

Em outras palavras aumentando o movimento corporal todas as estruturas internas ficam mais vitalizadas e felizes e, o corpo sorri para nós.

O sangue circulando com mais dinamismo e vitalidade promove que os caminhos por onde passa tendam a ficar menos susceptíveis a obstruções e pode, ainda, contribuir na ampliação do sistema interno de irrigação sanguínea.

Mas.. existe o movimento ideal??

Pode até existir, mas o que eu defendo é:
“manter-se em movimento constante, fazendo o movimento possível a cada momento”.

Se hoje deu para caminhar uma hora, caminha uma hora. Mas se deu apenas 5 minutos, então caminha os 5 minutos possíveis.

Brincando com a a física eu digo que manter-se em movimento constante é mais fácil do que ter que vencer a inércia.

Na realidade, minha proposta é estimular o sair do movimento por obrigação e conquistar o movimento como opção de vida, fazendo do ato de movimentar-se um grande prazer: o prazer de estar em movimento.

 Como fazer isso????

Bem...
há várias dicas mas isso é papo para outra hora.

Um abraço,

Maria Tereza Naves Agrello
psicóloga, prof. ed. física e massoterapeuta
CRP-04: 13.506 e MEC-LP: 3047



Postagens mais visitadas deste blog

FID/BH

oi gente. Atenção à programação do FID/BH - Fórum Internacional de Dança - que está em completando 15 anos. Ele encerra amanã, então a hora de ir é agora. http://fid.com.br/2011/wp-content/uploads/2011/10/nova-programacao-3400px.jpg http://fid.com.br/2011/ Beijo

PORTA FECHADA

Bem... O que representa uma porta fechada? Eu diria que milhares de coisas. Cada um ao ver uma porta fechada pensa uma coisa diferente.   E a cada porta que encontramos fechada outras tantas significações podem surgir. Eu diria que o universo imaginário e o universo simbólico de uma porta fechada é infindável. Ok. “Viajações” à parte, vamos para o básico: Bater antes de entrar. Puxa!!! Como isso é simples! Porém, como isso é tão difícil! Esse é um aprendizado de repeito e de boa convivência bastante antigo. Tenho observado que essa norma, tão simples e básica de convívio, tem sido bastante violada. Por onde andam os contornos que delineiam as relações? Entrar no espaço do outro requer “consentimento” (por que não “com sentimento”?), caso contrário vira invasão. Isso também faz refletir sobre respeito. Entrar no espaço do outro requer respeito. Permitir que o outro entre no nosso espaço também requer respeito: Respeito por si, pelas

A INSÔNIA E A QUALIDADE DO SONO

A insônia é o sono inadequado ou de baixa qualidade, que não supre as demandas diárias do corpo e que não leva a uma real revitalização, ou ainda a falta total dele. Alguns sintomas chamam a atenção para um possível quadro de insônia, são eles: dificuldade para adormecer à noite; despertar durante a noite; despertar muito cedo; não se sentir descansado após uma noite de sono; cansaço ou sonolência diurna; irritabilidade; comportamento depressivo; ansiedade; dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante; aumento do risco de acidentes; dores de cabeça localizadas; problemas gastrointestinais; preocupações contínuas com o sono.  Dentre as complicações mais frequentes para os insones estão: menor desempenho no trabalho ou nos estudos; tempo de reação e reflexo mais lento, acompanhado de maior risco de acidentes; problemas psiquiátricos, como depressão ou transtorno de ansiedade; excesso de peso ou obesidade; irritabili