Pular para o conteúdo principal

ANSIEDADE: ESTÍMULO PARA ESTAR NA ATENÇÃO CONSIGO (texto e áudio de meditação guiada )



Dentre as muitas histórias que um quadro ansioso conta, uma importante é que, muito provavelmente, o indivíduo está voltado, por demais, para o mundo externo e esquecido de si, do seu universo interno. Nesse momento os pensamentos costuma ser do tipo: "o que vão pensar de mim..." ; "e se eu não fizer isso ou aquilo..."; "tenho que fazer aquilo outro, senão..."; "não vai dar tempo disso ou daquilo..."; "e quando aquilo outro acontecer..."; "quando Fulano falar aquilo..."; "quando Beltrana fizer aquilo outro"; "será que..."; "e se isso..."; "e se aquilo..."

Lembro que ansiedade, bem como uma gripe, nos acomete num determinado momento da vida. Ambas podem evoluir para um estágio mais complicado; mas, quando acolhidas, elas podem nos ensinar, nos colocar atentos(as) para alguns comportamentos que precisam ser reorganizados, e ir embora.

Nereida Vilela, grande divulgadora dos ensinamentos da Leitura Corporal, reitera a importância do contínuo olhar para si, na perspectiva da qualificação do nosso viver, sendo vital a atenção consigo num grau suficiente para que "as fichas caiam" e a gente encontre a própria luz.  De acordo com essa visão, estar atento (a) e acolher os próprios anseios é primordial nos "cuidados" para com a ansiedade. Na perspectiva da Leitura, todos os sinais e sintomas, inclusive os da ansiedade, estariam contribuindo no nosso processo de autociência, de autolocalização e, em última análise, estariam na essência do nosso movimento de autocura.

Já Jon Kabar-Zinn, criador do programa mindfulness de redução de estresse, considera que meditação e momentos de conforto, relaxamento e clareza são importantes para identificar as variações da ansiedade. Ele coloca ainda que a impermanência mental gerada pela prática da meditação favorece a felicidade, possibilitando a percepção de que é possível se viver sem um estado contínuo de opressão mental.

É bom lembrar que somos seres mutáveis por natureza, cada uma das células que compõem nosso corpo, bem como nossos pensamentos, sensações e sentimentos são mutantes. A tentativa de reter, de impedir esse processo natural de mutação, com regras e padrões rígidos de comportamento, é antinatural e adoecedor.  Nesse sentido, frases do tipo "Eu sou ansioso", além de serem reforçadoras de um padrão condicionante, trazem em seu bojo uma perspectiva estagnada de si mesmo, imutável. E isso não condiz com a realidade de nossa essência mutável.

Para viver "bem-estar", é preciso se permitir "atualizar", continuamente, a percepção sobre os próprios "sentires". Mas, para que isso aconteça, é preciso permitir-se olhar para si mesmo, no aqui e no agora, sem julgamentos, sem culpas, sem autodeterminações, sem justificativas... simplesmente se permitindo experimentar-se no momento presente, como um presente, uma dádiva, de si para si.

Finalizo voltando a Kabat-Zinn, que diz gostar de pensar a meditação mindfulness como simplesmente a arte de uma vida consciente . Para ele, ela fornece uma rota simples, porém poderosa, para que o indivíduo se liberte e entre em contato com a própria sabedoria e vitalidade.

Agora, para a gente entrar da experimentação do que foi colocado aqui, segue a meditação guiada:



Gratidão, abraço carinhoso.

Maria Tereza Naves Agrello
CRP-MG: 13.506 e MEC-LP: 3047

Imagem de Elisa Riva, Pixabay

Referências: 
Vilela, Nereida.  Ansiedade e Espontaneidade: praticas de reritalização da pele e do sistema respiratório. https://www.youtube.com/watch?v=2OaLYy8cXDE
Kabat-Zinn, J. (1994). Wuerever you go, there you are. Mindfulness meditation in everyday live. New York: Huperion. 
Kabat-Zinn, Jon (2013). Full Catastrophe living: using de wisdom of your body na mind to face stress, pain and illness. Rivised and updated edition. USA: Bantam Books.



Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...