Pular para o conteúdo principal

Despertar corporal: experimentação das coxofemorais

As articulações coxofemorais se localizam na ligação da pelve com os membros inferiores.

A pelve forma uma cavidade acolhedora, o acetábulo, que recebe a cabeça esférica do fêmur. Esses ossos junto com músculos, ligamentos, cápsula... possibilitam  movimentos e estabilizações num bailar articular de flexões, extensões, rotações, circunduções, aduções e abduções.

De acordo com a Leitura Corporal, a articulação coxofemoral é o centro estimulador do poder criativo; o centro da criatividade.

Criatividade é uma habilidade humana, que pode ser ampliada, desenvolvida.

Falar de criatividade é falar de inventividade, da lida com o improviso, da experimentação do inusitado... da capacidade de criação.

Criar é vibrar o diferente; é dar espaço e vida ao desconhecido, permitindo que ele ganhe forma e transforme; nos transforme.

Mas lidar com a criatividade, implica em estar disponível para lidar com erros, afinal, criar passa pela "tentativa e erro". Normalmente, são inúmeras tentativas, inúmeros erros, incontáveis reavaliações e recomeços, até que a "obra" possa estar pronta, minimamente que seja.

É atribuído a Elbert Hubbard  a seguinte frase: "o maior erro que se pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum". Já a Theodore Roosevelt é atribuída esta outra frase: "o único homem que nunca comete erros é aquele que nuca faz coisa alguma". Elas fazem muito sentido.

Se estamos na qualidade de humanos, se ainda não tiramos carteirinha de "super-heróis", a falibilidade é uma de nossas características. Bem-vindos ao mundo dos imperfeitos mortais.

Segundo a Leitura, a saúde da articulação coxofemoral esta associada à nossa capacidade de lidar com os erros.

No mundo de hoje, lidar com os erros não é fácil, especialmente num mundo de tanta correria, de tanta competição de tantas exigências. Talvez, o que a gente precise é, pelo menos, se permitir tentar, acolhendo os erros e se disponibilizando a aprender com eles, como a gente já soube fazer um dia, quando a  gente caia e levantava até conseguir das os primeiros passos e caminhar. A cada tombo da criança tentando andar, o corpo faz seus ajustes: libera esta articulação, contrai mais aquele músculo, muda o centro de gravidade para cá, leva a cabeça para lá...

No campo da experimentação corporal, uma das coisas que podemos fazer é despertar as coxofemorais; a outra, é nos despertarmos para elas. Podemos dar movimento às articulações favorecendo a circulação de sangue, a oxigenação e nutrição das células, a limpeza de metabólitos... Podemos, também, voltar nossa atenção para cada movimento feito e; podemos experimentar as sensações de cada gesto. Enfim, podemos permitir que o movimento aconteça em harmonia com o nosso observar e o sentir.

Nessa perspectiva, segue uma sugestão para a experimentação das coxofemorais: deite-se na cama, com a barriga para cima e a coluna bem apoiada no colchão; dobre os joelhos e posicione a sola dos dois pés no colchão; deixe os braços apoiados na cama, ao lado do corpo, numa posição confortável. Depois, permita-se movimentar livremente uma das pernas observando a coxofemoral. Vá até onde for possível, sem chegar na dor, possibilitando o bailar livre da perna. Quando sentir vontade, recoloque a sola do pé na cama; observe as sensações do corpo e a sua respiração. Repita com a outra perna. Se quiser ousar, tente com as duas pernas ao mesmo tempo. Duas coisas são muito importantes: não deixar chegar na dor e; manter a atenção plena em si mesma.

Aproveite o contato consigo.

Boa experimentação.


Maria Tereza Naves Agrello

Contato: indanca@gmail.com

Referências: https://leituracorporal.com.br/?s=coxofemoral
Foto: Shutterstock

Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...