Ele deixou um manuscrito que se consolidou com o título de Meditações, mas que autores como Edson Bini, que traduziu o texto para o português, que acreditam essas reflexões tenham sido endereçadas a ele mesmo, escritas quase como um diário pessoal, com conteúdos que exalam as suas vivências, apreensões , desabafos,confissões...
Passo a transcrever um fragmento desse "diário" que continua muito pertinente:
"Não gaste o resto da tua vida com ideias que dizem respeito aos outros a não ser que tenham relação com o interesse comum, pois, com isso, certamente te privas de alguma outra ocupação que por ti e negligenciada ao t entreteres com ideias e ações alheias, com metas visadas pelos outros, com o que dizem ou pensam , com o que tramam e outras coisas semelhantes: isso leva uma pessoa a fugir da observação e da atenção que deve dedicar à sua faculdade condutora"(em Meditações, trad. Edson Bini. Ed. Edipro, 2019, p.35).
Então, nesse momento, bora seguir por esse caminho, deixar o que não é nosso de lado e voltar a atenção pra gente mesmo.
Coloque-se num local agradável, aconchegante, onde não possa ser interrompido(a). Disponibilize-se para estar inteiramente por conta de você mesmo(a) nos próximos minutos e... boa meditação.
Meditação guiada blog p6821g17521
Maria Tereza Naves Agrello
CRP-MG: 13.506 e MEC-LP: 3047
meditacaoguiada.mtna@gmail.com
Imagem: Pixabay