Pular para o conteúdo principal

O que é meditação?



Bem...
Muito se fala de meditação, mas o que é meditação? 
Para caminhar nesta reflexão vou buscar algumas contribuições.

No dicionário Aurélio, encontramos a associação da palavra meditação com reflexão, mais especificamente: " ação ou efeito de refletir profundamente sobre determinada coisa". 

Mas não é desta meditação que quero falar.

Já no Wikipédia encontramos que "meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emociona.

Aqui já está um pouco mais próximo da perspectiva que tenho em mente. Então bora continuar: 

Essa mesma enciclopédia livre traz ainda algumas outras "definições" :
  • "prática de focar a mente em um único objeto" 
  • "uma abertura mental para o divino, objetivando a orientação de um poder mais alto";
  • "um estado de silêncio que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos";
  • "contemplação da realidade e seus aspectos"; 
  • "atingir estados superiores de consciência e inconsciência";
  • "desenvolvimento de uma determinada qualidade mental, como energia, concentração, plena atenção, bondade etc."; 
  • "pensamento sustentado e aplicado em um tema".


Buscando outras referências, encontramos mais alguns olhares sobre a meditação:

Para Sogyal Rinpoche, meditação é "clarear a mente, conhecer a própria mente ou vir a endender e trabalhar com a mente". Ele considera ainda que ela é " um processo que envolve superar a aparência dos pensamentos e das emoções , e penetrar lentamente na natureza das mente".

Osho considera que é observação. Entretanto, ele considera que o que se observa é irrelevante. Para ele a meditação é "a qualidade da observação, a qualidade de estar consicente e alerta". Esse autor lembra que meditação significa consciência, e que tudo o que se faz com consciência é meditação. 

Kabat-Zinn refere-se também a observação. Ele coloca que "a meditação não envolve tentar mudar o pensamento, mas sim observá-lo". Ele continua dizendo: "ao observar os pensamentos, sem nos deixar levar por eles, podemos aprender algo profundamente libertador sobre o próprio pensar, algo que pode nos ajudar a ser menos prisioneiros desses padrões de pensamentos. O mesmo autor, lembra que pensar positivo, por mais que seja bom, não é meditação. "É apenas mais pensamento". 

Já o Dalai Lama faz referência a dois tipos de meditação: uma teria for finalidade o repouso da mente em seu estado natural, e a outra estaria relacionada à busca de intuições especiais que nos permitiriam investigar a natureza da realidade. 

Particularmente, eu gosto de pensar que meditar é escutar: escutar o próprio corpo; escutar o momento presente, como ele se apresenta pra nós; escutar a própria sincronia com o aqui e o agora.

Mas... bora parar de falar de meditação e praticar. Assim, cada um, poderá construir o seu próprio conceito sobre meditação.

Segue mais um áudio de meditação guiada.


Boa prática. Fiquem bem.

Maria Tereza Naves Agrello
CRP-MG: 13.506 e MEC-LP: 3047


Fontes:
Rinpoche, Sogyal. Compreensão da mente e da meditação em: Fraser (org) O poder de Cura da Meditação. SP: Pensamentos, 2015.
Osho. O livro completo da meditação: equilibrando mente, corpo e espírito. SP: Companhia Editora Nacional, 2017.
Kabat-Zinn, Jon. Aonde quer que você vá, é você que está lá. RJ: Sextante, 2020.
Dalai Lama. A prática da meditação essencial: técnicas tibetanas para descobrir a natureza real da mente e alcançar a par interior. SP: Pensamentos, 2019. 






Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...