Pular para o conteúdo principal

O que é meditação?



Bem...
Muito se fala de meditação, mas o que é meditação? 
Para caminhar nesta reflexão vou buscar algumas contribuições.

No dicionário Aurélio, encontramos a associação da palavra meditação com reflexão, mais especificamente: " ação ou efeito de refletir profundamente sobre determinada coisa". 

Mas não é desta meditação que quero falar.

Já no Wikipédia encontramos que "meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emociona.

Aqui já está um pouco mais próximo da perspectiva que tenho em mente. Então bora continuar: 

Essa mesma enciclopédia livre traz ainda algumas outras "definições" :
  • "prática de focar a mente em um único objeto" 
  • "uma abertura mental para o divino, objetivando a orientação de um poder mais alto";
  • "um estado de silêncio que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos";
  • "contemplação da realidade e seus aspectos"; 
  • "atingir estados superiores de consciência e inconsciência";
  • "desenvolvimento de uma determinada qualidade mental, como energia, concentração, plena atenção, bondade etc."; 
  • "pensamento sustentado e aplicado em um tema".


Buscando outras referências, encontramos mais alguns olhares sobre a meditação:

Para Sogyal Rinpoche, meditação é "clarear a mente, conhecer a própria mente ou vir a endender e trabalhar com a mente". Ele considera ainda que ela é " um processo que envolve superar a aparência dos pensamentos e das emoções , e penetrar lentamente na natureza das mente".

Osho considera que é observação. Entretanto, ele considera que o que se observa é irrelevante. Para ele a meditação é "a qualidade da observação, a qualidade de estar consicente e alerta". Esse autor lembra que meditação significa consciência, e que tudo o que se faz com consciência é meditação. 

Kabat-Zinn refere-se também a observação. Ele coloca que "a meditação não envolve tentar mudar o pensamento, mas sim observá-lo". Ele continua dizendo: "ao observar os pensamentos, sem nos deixar levar por eles, podemos aprender algo profundamente libertador sobre o próprio pensar, algo que pode nos ajudar a ser menos prisioneiros desses padrões de pensamentos. O mesmo autor, lembra que pensar positivo, por mais que seja bom, não é meditação. "É apenas mais pensamento". 

Já o Dalai Lama faz referência a dois tipos de meditação: uma teria for finalidade o repouso da mente em seu estado natural, e a outra estaria relacionada à busca de intuições especiais que nos permitiriam investigar a natureza da realidade. 

Particularmente, eu gosto de pensar que meditar é escutar: escutar o próprio corpo; escutar o momento presente, como ele se apresenta pra nós; escutar a própria sincronia com o aqui e o agora.

Mas... bora parar de falar de meditação e praticar. Assim, cada um, poderá construir o seu próprio conceito sobre meditação.

Segue mais um áudio de meditação guiada.


Boa prática. Fiquem bem.

Maria Tereza Naves Agrello
CRP-MG: 13.506 e MEC-LP: 3047


Fontes:
Rinpoche, Sogyal. Compreensão da mente e da meditação em: Fraser (org) O poder de Cura da Meditação. SP: Pensamentos, 2015.
Osho. O livro completo da meditação: equilibrando mente, corpo e espírito. SP: Companhia Editora Nacional, 2017.
Kabat-Zinn, Jon. Aonde quer que você vá, é você que está lá. RJ: Sextante, 2020.
Dalai Lama. A prática da meditação essencial: técnicas tibetanas para descobrir a natureza real da mente e alcançar a par interior. SP: Pensamentos, 2019. 






Postagens mais visitadas deste blog

FID/BH

oi gente. Atenção à programação do FID/BH - Fórum Internacional de Dança - que está em completando 15 anos. Ele encerra amanã, então a hora de ir é agora. http://fid.com.br/2011/wp-content/uploads/2011/10/nova-programacao-3400px.jpg http://fid.com.br/2011/ Beijo

PORTA FECHADA

Bem... O que representa uma porta fechada? Eu diria que milhares de coisas. Cada um ao ver uma porta fechada pensa uma coisa diferente.   E a cada porta que encontramos fechada outras tantas significações podem surgir. Eu diria que o universo imaginário e o universo simbólico de uma porta fechada é infindável. Ok. “Viajações” à parte, vamos para o básico: Bater antes de entrar. Puxa!!! Como isso é simples! Porém, como isso é tão difícil! Esse é um aprendizado de repeito e de boa convivência bastante antigo. Tenho observado que essa norma, tão simples e básica de convívio, tem sido bastante violada. Por onde andam os contornos que delineiam as relações? Entrar no espaço do outro requer “consentimento” (por que não “com sentimento”?), caso contrário vira invasão. Isso também faz refletir sobre respeito. Entrar no espaço do outro requer respeito. Permitir que o outro entre no nosso espaço também requer respeito: Respeito por si, pelas

A INSÔNIA E A QUALIDADE DO SONO

A insônia é o sono inadequado ou de baixa qualidade, que não supre as demandas diárias do corpo e que não leva a uma real revitalização, ou ainda a falta total dele. Alguns sintomas chamam a atenção para um possível quadro de insônia, são eles: dificuldade para adormecer à noite; despertar durante a noite; despertar muito cedo; não se sentir descansado após uma noite de sono; cansaço ou sonolência diurna; irritabilidade; comportamento depressivo; ansiedade; dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante; aumento do risco de acidentes; dores de cabeça localizadas; problemas gastrointestinais; preocupações contínuas com o sono.  Dentre as complicações mais frequentes para os insones estão: menor desempenho no trabalho ou nos estudos; tempo de reação e reflexo mais lento, acompanhado de maior risco de acidentes; problemas psiquiátricos, como depressão ou transtorno de ansiedade; excesso de peso ou obesidade; irritabili