Pular para o conteúdo principal

Menstruação: a sábia faxina feminina

Boa tarde!!!


Com muita freqüência ouço mulheres mal dizendo a menstruação. Mas ela é mais uma das maravilhas do nosso corpo.


Todo mês o corpo da mulher se prepara para procriar (criar prósperos rebentos) , a fim de cumprir um movimento fundamental no processo de continuidade da espécie humana. 


A partir da estimulação de hormônios específicos, a mulher libera um dos seus óvulos que, até então, dormia tranquilamente no aconchego do ovário.






A cada mês um ovário - da direita ou da esquerda - é acinado, alternadamente. 


Depois de liberado, o óvulo percorre a trompa de falópio mais próxima, em direção ao útero.


Esse é o período conhecido como fértil, quando a mulher está pronta para ser fecundada.


O corpo que está prestes a receber um convidado, como todo bom anfitrião, logo providencia os comes e bebes.


Isso mesmo. Visando alimentar o óvulo fecundado que em breve se instalará em seus aposentos, o útero se prepare  armazenando sangue em suas paredes.


Quando não ocorre a fecundação, ou seja, não há uma nova vida a caminho, a sabedoria do corpo inicia um novo processo: o da faxina.


Em outras palavras a menstruação é um processo de limpeza que o nosso corpo efetua para, em seguida viver a outra fase: de revitalização de si mesmo. 


Em outras palavras o corpo feminino se preenche de si mesmo  (auto-suprimento) para então se colocar a disposição para gerar a nova vida. Quando isso não ocorre efetivamente, ele inicia a limpeza e novamente prepara-se para iniciar outro ciclo.


Da mesma forma, a sabedoria do corpo executa movimento semelhante nas esferas mais sutis das emoções e pensamentos - tanto em mulheres, quanto em homens - independente se esse é um processo consciente ou inconsciente. 


Assim, na continuidade dos dias, meses e anos o processo infindável de criação e recriação vai redefinindo valores e resignificando a vida, ininterruptamente. Cada projeto e sonho que liberamos de nossas entranhas, fecundamos, geramos e parimos  são também nossos filhos. Cabe a nós partilhá-los com o mundo e continuar cuidando, de cada um deles, com muito amor e carinho, se  quisermos que crescem, floresçam e frutifiquem.




Maria Tereza 

Postagens mais visitadas deste blog

FID/BH

oi gente. Atenção à programação do FID/BH - Fórum Internacional de Dança - que está em completando 15 anos. Ele encerra amanã, então a hora de ir é agora. http://fid.com.br/2011/wp-content/uploads/2011/10/nova-programacao-3400px.jpg http://fid.com.br/2011/ Beijo

PORTA FECHADA

Bem... O que representa uma porta fechada? Eu diria que milhares de coisas. Cada um ao ver uma porta fechada pensa uma coisa diferente.   E a cada porta que encontramos fechada outras tantas significações podem surgir. Eu diria que o universo imaginário e o universo simbólico de uma porta fechada é infindável. Ok. “Viajações” à parte, vamos para o básico: Bater antes de entrar. Puxa!!! Como isso é simples! Porém, como isso é tão difícil! Esse é um aprendizado de repeito e de boa convivência bastante antigo. Tenho observado que essa norma, tão simples e básica de convívio, tem sido bastante violada. Por onde andam os contornos que delineiam as relações? Entrar no espaço do outro requer “consentimento” (por que não “com sentimento”?), caso contrário vira invasão. Isso também faz refletir sobre respeito. Entrar no espaço do outro requer respeito. Permitir que o outro entre no nosso espaço também requer respeito: Respeito por si, pelas

A INSÔNIA E A QUALIDADE DO SONO

A insônia é o sono inadequado ou de baixa qualidade, que não supre as demandas diárias do corpo e que não leva a uma real revitalização, ou ainda a falta total dele. Alguns sintomas chamam a atenção para um possível quadro de insônia, são eles: dificuldade para adormecer à noite; despertar durante a noite; despertar muito cedo; não se sentir descansado após uma noite de sono; cansaço ou sonolência diurna; irritabilidade; comportamento depressivo; ansiedade; dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante; aumento do risco de acidentes; dores de cabeça localizadas; problemas gastrointestinais; preocupações contínuas com o sono.  Dentre as complicações mais frequentes para os insones estão: menor desempenho no trabalho ou nos estudos; tempo de reação e reflexo mais lento, acompanhado de maior risco de acidentes; problemas psiquiátricos, como depressão ou transtorno de ansiedade; excesso de peso ou obesidade; irritabili