Pular para o conteúdo principal

TRISTEZA E O QUARTO ESCURO



Para a Leitura Corporal tristeza é a melhor chance que o corpo nos da para nos aconchegarmos e entrarmos em contato com a gente mesmo.

Tem hora que a tristeza é altamente necessária para nos auxiliar a enxergar o que há dentro de nós mesmos e o que de nós – habilidades, potencialidades... - podemos lançar mão para nos ajudar, especialmente nos momentos difíceis.

Por exemplo: o que temos em nós mesmos para nos ajudar a lidar com a perda de um pai; com a mudança de papéis e funções que isso provoca; com a falta do contato físico e; com todas as demais ressignificações que isso desencadeia.

Tristeza não é fragilidade, é base de reconstrução.

Eu faço a seguinte analogia:

Imagine um quarto fechado e escuro.

A gente passa na porta, olha para ele, imagina que deve estar imundo e repleto de bagunças.

De alguma forma aquele quarto nos incomoda, mas a gente continua mantendo a porta fechada e imaginando como ele deve estar.

Vez por outra, a gente passa e diz: _ Hum!! Não quero nem olhar a bagunça desse quarto.

Noutro dia: _ Eu preciso tirar um tempo e arrumá-lo.

Noutro ainda, a história se repete: _ Qualquer hora vou arrumar esse quarto.

E assim seguimos nossa vidinha, olhando para o quartinho, o quartinho olhando para a gente e ...

_ Qualquer hora, qualquer hora eu vou arrumar esse quarto.

A bagunça parece que toma ares inimagináveis e o “monstro” do quarto cresce em nós.

Mas, dentro do possível, vamos pensar pelo lado concreto:

Com a porta fechada não podemos ir muito longe, né???

Para arrumar o quarto é preciso, no mínimo, abrir a porta, descerrar as janelas, deixar o ar entrar e permitir que a luz ocupe o espaço permitindo que cada canto e recanto seja visto.

Antes de arrumar é preciso primeiro enxergar o que tem dentro do quarto, ver o tamanho da bagunça, ver quão sujo ele esta e como é essa sujeira.

A partir desse movimento é possível analisar qual o instrumental necessário para a limpeza - água, sabão, balde, pano de chão, rodo... – ; o que é lixo; o que se quer preservar; o que se quer colocar em lugar de destaque; o que se quer dar e; assim por diante.

Sem o tempo para parar, abrir a porta do quarto, deixar a luz entrar e o ar ventilar o diferente, não é possível nenhuma arrumação, nenhuma mudança, nenhuma transformação.

No meu ponto de vista, essa é a função da tristeza: nos dar o tempo para olharmos para dentro, abrirmos a porta do nosso quarto interno, deixar a luz entrar, ventilar nossas emoções e sentimentos e... partir para a arrumação de nós mesmos.   


Maria Tereza Naves Agrello
psicóloga, prof. ed. física e massoterapeutal
CRP-04: 13.506 e MEC-LP: 3047


Postagens mais visitadas deste blog

FID/BH

oi gente. Atenção à programação do FID/BH - Fórum Internacional de Dança - que está em completando 15 anos. Ele encerra amanã, então a hora de ir é agora. http://fid.com.br/2011/wp-content/uploads/2011/10/nova-programacao-3400px.jpg http://fid.com.br/2011/ Beijo

PORTA FECHADA

Bem... O que representa uma porta fechada? Eu diria que milhares de coisas. Cada um ao ver uma porta fechada pensa uma coisa diferente.   E a cada porta que encontramos fechada outras tantas significações podem surgir. Eu diria que o universo imaginário e o universo simbólico de uma porta fechada é infindável. Ok. “Viajações” à parte, vamos para o básico: Bater antes de entrar. Puxa!!! Como isso é simples! Porém, como isso é tão difícil! Esse é um aprendizado de repeito e de boa convivência bastante antigo. Tenho observado que essa norma, tão simples e básica de convívio, tem sido bastante violada. Por onde andam os contornos que delineiam as relações? Entrar no espaço do outro requer “consentimento” (por que não “com sentimento”?), caso contrário vira invasão. Isso também faz refletir sobre respeito. Entrar no espaço do outro requer respeito. Permitir que o outro entre no nosso espaço também requer respeito: Respeito por si, pelas

A INSÔNIA E A QUALIDADE DO SONO

A insônia é o sono inadequado ou de baixa qualidade, que não supre as demandas diárias do corpo e que não leva a uma real revitalização, ou ainda a falta total dele. Alguns sintomas chamam a atenção para um possível quadro de insônia, são eles: dificuldade para adormecer à noite; despertar durante a noite; despertar muito cedo; não se sentir descansado após uma noite de sono; cansaço ou sonolência diurna; irritabilidade; comportamento depressivo; ansiedade; dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante; aumento do risco de acidentes; dores de cabeça localizadas; problemas gastrointestinais; preocupações contínuas com o sono.  Dentre as complicações mais frequentes para os insones estão: menor desempenho no trabalho ou nos estudos; tempo de reação e reflexo mais lento, acompanhado de maior risco de acidentes; problemas psiquiátricos, como depressão ou transtorno de ansiedade; excesso de peso ou obesidade; irritabili