Pular para o conteúdo principal

Onde meditar?


Imagem de Dean Moriarty por Pixabay 

Normalmente, quando se pensa em meditação, imagina-se lugares lindos, retiros isolados e super tranquilos. Com certeza, isso é tudo de bom.

Entretanto, é possível entrar no "processo meditativo" em qualquer lugar, mesmo não estando em lugares paradisíacos.

A ideia é que com a prática, tende-se a conseguir entrar no "processo meditativo", acalmando a mente, independente do local em que esteja: seja num recanto tranquilo, no alto de uma montanha, junto ao mar, próximo a uma canhoeira, ou numa fila de banco, parado num engarrafamento, ou mesmo no meio de uma prova.

Costumo brincar que se conseguirmos meditar, ou entrar num processo meditativo, numa sexta-feira, chuvosa; 6 horas da tarde, que é horário de "rush"; véspera de um feriado prolongado, quando as pessoas lotam as rodoviárias em busca de sair fora da cidade; no cruzamento da Av. Amazonas com a Av. Afonso Pena, em Belo Horizonte, que é um cruzamento importante do centro comercial da cidade, repleto de carros, ônibus e pessoas, e próximo da rodoviária - espero que possam imaginar a dimensão do caos -, podemos meditar em qualquer canto do planeta.

Brincadeira a parte...

Claro que quando podemos ter um local tranquilo e agradável para meditar é maravilhoso e, certamente, facilita bastante. Entretanto, quero evidenciar que em qualquer lugar é possível exercitar o aquietar da mente.

Lembro que meditar não é sair do mundo. "Muito antes pelo contrário". Meditar é ampliar as acuidades, percebendo tudo, mas sem se fixar; colocando-se disponível para estar interior no aqui e no agora; buscando acalmar a agitação dos pensamentos e; permitindo-se liberar as amarras para que a "magia" aconteça.

Maria Tereza Naves Agrello 

CRP-MG: 13.506 e MEC-LP: 3047 



Postagens mais visitadas deste blog

FID/BH

oi gente. Atenção à programação do FID/BH - Fórum Internacional de Dança - que está em completando 15 anos. Ele encerra amanã, então a hora de ir é agora. http://fid.com.br/2011/wp-content/uploads/2011/10/nova-programacao-3400px.jpg http://fid.com.br/2011/ Beijo

PORTA FECHADA

Bem... O que representa uma porta fechada? Eu diria que milhares de coisas. Cada um ao ver uma porta fechada pensa uma coisa diferente.   E a cada porta que encontramos fechada outras tantas significações podem surgir. Eu diria que o universo imaginário e o universo simbólico de uma porta fechada é infindável. Ok. “Viajações” à parte, vamos para o básico: Bater antes de entrar. Puxa!!! Como isso é simples! Porém, como isso é tão difícil! Esse é um aprendizado de repeito e de boa convivência bastante antigo. Tenho observado que essa norma, tão simples e básica de convívio, tem sido bastante violada. Por onde andam os contornos que delineiam as relações? Entrar no espaço do outro requer “consentimento” (por que não “com sentimento”?), caso contrário vira invasão. Isso também faz refletir sobre respeito. Entrar no espaço do outro requer respeito. Permitir que o outro entre no nosso espaço também requer respeito: Respeito por si, pelas

A INSÔNIA E A QUALIDADE DO SONO

A insônia é o sono inadequado ou de baixa qualidade, que não supre as demandas diárias do corpo e que não leva a uma real revitalização, ou ainda a falta total dele. Alguns sintomas chamam a atenção para um possível quadro de insônia, são eles: dificuldade para adormecer à noite; despertar durante a noite; despertar muito cedo; não se sentir descansado após uma noite de sono; cansaço ou sonolência diurna; irritabilidade; comportamento depressivo; ansiedade; dificuldade para prestar atenção, concentrar-se em tarefas ou se lembrar de alguma coisa importante; aumento do risco de acidentes; dores de cabeça localizadas; problemas gastrointestinais; preocupações contínuas com o sono.  Dentre as complicações mais frequentes para os insones estão: menor desempenho no trabalho ou nos estudos; tempo de reação e reflexo mais lento, acompanhado de maior risco de acidentes; problemas psiquiátricos, como depressão ou transtorno de ansiedade; excesso de peso ou obesidade; irritabili