Pular para o conteúdo principal

Onde meditar?


Imagem de Dean Moriarty por Pixabay 

Normalmente, quando se pensa em meditação, imagina-se lugares lindos, retiros isolados e super tranquilos. Com certeza, isso é tudo de bom.

Entretanto, é possível entrar no "processo meditativo" em qualquer lugar, mesmo não estando em lugares paradisíacos.

A ideia é que com a prática, tende-se a conseguir entrar no "processo meditativo", acalmando a mente, independente do local em que esteja: seja num recanto tranquilo, no alto de uma montanha, junto ao mar, próximo a uma canhoeira, ou numa fila de banco, parado num engarrafamento, ou mesmo no meio de uma prova.

Costumo brincar que se conseguirmos meditar, ou entrar num processo meditativo, numa sexta-feira, chuvosa; 6 horas da tarde, que é horário de "rush"; véspera de um feriado prolongado, quando as pessoas lotam as rodoviárias em busca de sair fora da cidade; no cruzamento da Av. Amazonas com a Av. Afonso Pena, em Belo Horizonte, que é um cruzamento importante do centro comercial da cidade, repleto de carros, ônibus e pessoas, e próximo da rodoviária - espero que possam imaginar a dimensão do caos -, podemos meditar em qualquer canto do planeta.

Brincadeira a parte...

Claro que quando podemos ter um local tranquilo e agradável para meditar é maravilhoso e, certamente, facilita bastante. Entretanto, quero evidenciar que em qualquer lugar é possível exercitar o aquietar da mente.

Lembro que meditar não é sair do mundo. "Muito antes pelo contrário". Meditar é ampliar as acuidades, percebendo tudo, mas sem se fixar; colocando-se disponível para estar interior no aqui e no agora; buscando acalmar a agitação dos pensamentos e; permitindo-se liberar as amarras para que a "magia" aconteça.

Maria Tereza Naves Agrello 

CRP-MG: 13.506 e MEC-LP: 3047 



Postagens mais visitadas deste blog

Segmento cefálico: relaxamento e meditação

Na correria do dia a dia e com o excesso de preocupação, não é raro sentirmos a cabeça cheia, os olhos cansados...  E, se pararmos para perceber, nos deparamos com a boca presa, o rosto tensionado... e até as orelhas enrijecidas.   No áudio de hoje, vamos mesclar uma prática de relaxamento, com foco no segmento cefálico e a meditação guiada.  Boa prática!!! Pratica meditativa de relaxamento segmento cefálico e meditação guiada p31221g21221 Maria Tereza Naves Agrello CRP-MG: 13.506 Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Sustentabilidade corporal

Boa tarde!!! Sustentabilidade. Esse é um termo muito frequente na atualidade. No site http://www.sustentabilidade.org.br/   , Portal da Sustentabilidade, encontramos o seguinte conceito: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.  Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.  A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro." A INDANÇA - dança terapêutica e de promoção de saúde -, comunga dessa visão e propõe pensar o corpo a partir do eixo da sustentabilidade. ...

Outro dia em cena no Castelo

Boa noite!!! Hoje, novamente tive o prazer de participar do espetáculo no Castelo de Amboise. Acabei de chegar. Foi super legal.  Ao final depois do espetáculo, os integrantes ficam no gramado onde acontece tudo, para que os turistas possam vir conversar e tirar fotos.  Nessa hora, encontrei um grupo de brasileiros de São Paulo. Eles não compreenderam toda a história e vieram me perguntar. Fiquei muito honrada em poder passar um pouco dessa bela história para eles, especialmente sobre a contribuição do meu ídolo, Leonardo D'Vinci (rsrsrsrsrsrsrsr).  É muito legal também ver o envolvimento das pessoas de todas as idades.  Numa das cenas, do meu lado havia um bebezinho de poucos meses, todo vestido com roupinhas da época, no colo do pai que também participa, junto com a esposa.  A disposição do pessoal mais velho é algo que chama a atenção.  Vários deles fazem várias participações diferentes. É um troca troca de roupa, danado. E fazem ttudo...