Tenzin Gyatsu, 14º Dalai-Lama, lider espiritual do budismo tibetano, no livro " A Prática da Meditação Essencial: técnicas tibetanas para descobrir a natureza real da mente e alcançar a paz interior", traduzido por Jeffrey Hopkins, coloca que:
" de acordo com a ideia budista básica, a mente é essencialmente luminosa e conhecedora. Portanto, os problemas emocionais não habitam a essência da mente; as atitudes contraproducentes são temporárias e superficiais, e é possível eliminá-las." (p.36).
Nesse sentido, a meditação seria uma forma de se observar a mente essencial. E como uma estratégia meditativa ele propõe: não pensar no que aconteceu no passado, nem no que pode acontecer no futuro, e deixar a mente fluir por iniciativa própria, observando-se a natureza da claridade luminosa da mente e permanecendo nessa experiência por algum tempo.
Noutro trecho, ele acrescenta que a um pouco de meditação feita todos os dias, afastando a dispersão da mente, tende a trazer melhoras como por exemplo a memória. E acrescenta ainda referindo-se à prática diária:
"A mente conceitual, que não para de pensar em coisas boas, coisa ruins, etc., terá um período de descanso. Um pouco de não conceitualismo pode lhe oferecer aquelas férias tão necessárias" (p.40).
Sendo assim, segue aqui mais uma sugestão de pratica guiada de meditação.
Espero que aproveitem.
Blog meditação guiada p6821g21421
Maria Tereza Naves Agrello
CRP-MG: 13.506 e MEC-LP: 3047
meditacaoguiada.mtna@gmail.com
Imagem Pixabay